Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

domingo, 25 de março de 2012

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES

.Informações sobre a SÍNDROME DE DOWN
Síndrome de Down é a deficiência intelectual e acontece em um a cada nascimentos por ano no Brasil. É ocasionada pela presença de um cromossomo a mais. Ao invés dos quarenta e seis usuais, uma pessoa com Síndrome de Down tem quarenta e sete. A criança terá algum grau de dificuldade para aprender,de leve a severo. Fatores ambientais têm importância fundamental no desenvolvimento e progresso, como acontece com crianças sem a síndrome.
Essas crianças se desenvolve mais devagar do que as crianças de sua faixa etária. A  diferença  entre elas e as sem a síndrome aumenta com a idade.
.Por que a Inclusão?
Alguns fatores são comuns a várias crianças com a síndrome. Umas têm implicações físicas, outras comprometimentos cognitivos. Muitas têm ambos.
Hoje muito mais crianças com  Síndrome de Down tem entrado em escolas da rede regular de ensino. Pressão dos pais e apoio de organizações voluntárias encorajaram desde 1981 a secretaria de educação a integrar alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Um documento de 1997 propôs que alunos com necessidades educacionais especiais deveriam estar em escolas regulares.
A experiência demonstra que a maioria dos professores tem as ferramentas necessárias para entender as necessidades específicas destas crianças e são capazes de ensiná-los efetivamente e com sensibilidade, incluindo em seus currículos a Arte como forma de reabilitação.
Há muitas razões porque uma criança com Síndrome de Down deve ter a oportunidade de frequentar uma escola regular. O potencial de serem incluídos com sucesso tem aumentado. Os  pais têm se informado mais sobre os benefícios da inclusão.
A inclusão não é discriminatória, portanto traz benefícios tanto acadêmicos quanto sociais. Sociais porque tem oportunidades de se misturar com outros amigos proporcionando comportamentos de acordo com a faixa etária.
Ir a escola regular é importante e primordial para a inclusão na vida comunitária e na sociedade.
A inclusão bem sucedida é um passo importante para que as crianças com necessidades especiais se tornem membros plenos e contributivos da comunidade, e a sociedade se beneficia com isso.
Os colegas com desenvolvimento normal ganham conhecimento sobre a deficiência, tolerância e aprendem como apoiar outras crianças com necessidades especiais.
As escolas, por outro lado, precisam de uma política clara e sensível sobre a inclusão, de sua direção à coordenação, que devem ser comprometidos com esta política e apoiar seus funcionários, ajudando-os a desenvolver novas soluções em suas salas de aula. Os professores devem inteirar-se sobre a situação para saber ensinar e lidar com esta nova experiência, enriquecendo seus conhecimentos e ativando melhor sua sensibilidade para um olhar mais humano e compreensivo da importância da inclusão.

 LENILDO NUNES MAMBREU
MARGARET ROSE C. DE LACERDA
CONCEIÇÃO DE MARIA RIOS PEÇANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário