Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Falando um pouco sobre inclusão

Apesar de hoje vivermos em uma sociedade em que luta por  valores, que  tenta fazer valer os direitos humanos, ainda encontramos pessoas que sofrem discriminações, como os  portadores de necessidades especiais sendo privado de estar incluído na rede regular.
            Tenho uma experiência familiar onde um portador de necessidades especiais foi totalmente excluído da escola. Pois ele passou a frequentar a rede regular, e não durou muito tempo. Talvez por falta de experiência do profissional do meio, que não soube trabalhar com esse aluno. Em um dado momento com os seus colegas ele acabou agredindo um aluno, e sem nenhum tipo de entendimento entre a direção da escola com a família a acabou sendo expulso e excluído da escola. Como fica a vida dessa criança? Assim o problema foi resolvido?
            Hoje pela falta de qualificação profissional que não é oferecido aos professores acaba ocorrendo fatos desse tipo. Não estamos preparados para lidar com essa realidade dentro de uma sala de aula. Será que precisamos buscar mais? Amar mais? Enfim temos que nos preparar para o nosso dia a dia, pesquisando e buscando.
            O ensino da arte é fundamental para colaborar com essa missão, seja na música ou na pintura, levando o aluno participar ativamente e a interagir com seu meio social.
Isabel Leite
Ivana Vieira

Um comentário:

  1. Trabalho de Informática Aplicada ao Ensino de Arte


    DISCUTA SOBRE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NE-CESSIDADES ESPECIAIS.

    ESTAMOS PREPARADOS?

    Foi feita uma cartilha do Ministério Público Federal, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), que visa a inclusão das crianças que possuem deficiências em escolas regulares, mas isto tem alimentado uma grande polêmica e provocado brigas entre duas correntes de pessoas especializadas no assunto.
    Há aqueles que defendem o direito de todo deficiente estudar com outras crianças acreditando numa abertura da escola à adversidade, mudando,desta forma,a educação no País.
    Por outro lado, há os tradicionalistas que acreditam que certos graus de deficiências não facilitam de forma alguma a Inclusão, sendo, desta forma, obrigado os pais a recorrerem de instituições de ensino, como: APAE, especializadas no assunto e tendo pessoas altamente qualificadas para atender estes alunos.
    Na realidade, os professores atualmente não estão preparados na rede pública para receber todos estes novos alunos.
    A escola pública atual possui um problemática social muito complexa. Hoje os professores têm dificuldades até para atender os alunos que não possuem necessidades especiais, pois em sua maioria, trazem problemas sociais muito grave, de cunho familiar e até mesmo do próprio habitat onde vive. As circunstâncias de nossa década vem provando que os jovens estão confundindo liberdade com libertinagem, raras são as famílias que acompanham integralmente a vida escolar de seus filhos e passam para eles a conscientização do amor e respeito ao próximo.
    Não adianta termos leis fabulosas a respeito dos portadores de necessidades especiais, se não possuirmos pessoas preparadas tanto na escola como no âmbito familiar, que possam socorrer a finalidade da lei.
    Somos poucos para fiscalizar as covardias que determinados alunos da rede pública fazem com os seus colegas em sala que não tem deficiências, imaginem se tivessem...
    É humanamente impossível um professor assalariado,inclusive, dar aulas para uma turma de alunos ultrapassando a quantidade de 40(quarenta) ou mais e ainda ter que tomar conta de aluno especial para que este não sofra nenhuma violência em sala.
    A lei a favor da diversidade é muito bonita no papel, porém há necessidade de contratar mais profissionais da área, para auxiliar os professores, não só na educação, mas também na segurança.

    Isabel de Sousa Azeredo Pedroso
    Rosane Gomes dos Santos

    FAFIC-ARTES VISUAIS-2012-1 23/03/2012
    Campos dos Goytacazes

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