Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Inclusão no Ensino Regular


A inclusão do aluno com necessidade especial numa Escola Regular tem sido um dos temas mais abordados na atualidade, sendo também  um dos maiores desafios impostos à educação neste principio de século. O processo ainda é lento, porém os  primeiros passos em direção à inclusão está sendo dado.
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência.

A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.

Entram na conceituação de dificuldades de aprendizagem, os atrasos no desempenho escolar por falta de interesse, perturbação emocional, inadequação metodológica ou mudança no padrão de exigência da escola, ou seja, alterações evolutivas normais que foram consideradas no passado como alterações patológicas.

Nas aulas de arte é possível trabalhar levando o aluno a sentir prazer  no que faz , desenvolvendo atividades que elevam sua auto-estima, bem como transformá-lo num ser capaz de  efetivar seus trabalhos. É fundamental que se leve atividades que condizem com sua deficiência e que possam ser adaptadas a sua condição.

                                    Ivania Gonçalves Vilaça

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