Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

domingo, 17 de junho de 2012

A inclusão no Ensino Regular


É difícil pensarmos que devem existir leis especificas para o ser humano conseguir conviver em sociedade, porque se não existir não somos capazes de respeitar o limite do outro, o direito do outro.
Se hoje existe inclusão é porque antes eram excluídos, sabemos que por muito tempo os portadores de deficiência foram pessoas excluídas do meio social, dificilmente se via mães com seus filhos deficientes em locais públicos e muito menos a presença dos mesmos nas escolas regulares.
Toda criança precisa da escola não só para obter conhecimento, mas também para benefícios da vida em sociedade.
Mas existem vários questionamentos: E os professores foram preparados para essa inclusão?  Ao menos foram consultados a respeito dessa situação? Quem cria essas leis, são pessoas que vivenciam os problemas escolares de perto? E os espaços arquitetônicos das escolas foram adaptados para esses indivíduos? E o estado clinico desses indivíduos ao menos foi pensado? Caberia à arte ajudar nessa missão? A arte que estamos levando para as escolas hoje é a arte educação ou a arte terapia? Será que não teria que ser um trabalho de interdisciplinaridade?  De quem é o problema? Ou isso não é um problema?
        O que vemos nas escolas são salas superlotadas, com professores tendo que fazer o máximo de esforço para conseguir disciplina a turma e ainda dar atenção necessária para seus alunos especiais.
O governo quase não oferece curso para os professores se prepararem e quando oferecem existem vários obstáculos. A maioria das escolas não é preparada para receberem essas crianças nem muito menos o professor.
Com a inclusão social no ensino regular esses indivíduos passou fazer valer a lei que tanto afirma a constituição: a educação é um direito de todos. É uma forma do governo mais uma  vez tirar a responsabilidade de suas costas e colocar para a escola e por conseguinte para o professor.
Incluir vem do latim incluído, inserir num ou fazer parte de um grupo. Excluir vem do latim excluído, privar da posse de alguma coisa.
           Fica esse questionamento: a escola com a falta de professores existente e ainda despreparados para a inclusão, com seus espaços arquitetônicos não adaptados para a quantidade de alunos que recebem, estará  fazendo com que esse individuo faça parte de um grupo? Ou está privando esse individuo da posse de alguma coisa?


Beatriz
Carlim

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