A inclusão do aluno com
necessidade especial numa Escola Regular tem sido um dos temas mais abordados
na atualidade, sendo também um dos
maiores desafios impostos à educação neste principio de século. O processo ainda
é lento, porém os primeiros passos em
direção à inclusão está sendo dado.
O princípio democrático da
educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se
especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com
deficiência.
A inclusão, como consequência
de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola
brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se
modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação
que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da
maioria de nossas escolas de nível básico.
Entram na conceituação de
dificuldades de aprendizagem, os atrasos no desempenho escolar por falta de
interesse, perturbação emocional, inadequação metodológica ou mudança no padrão
de exigência da escola, ou seja, alterações evolutivas normais que foram
consideradas no passado como alterações patológicas.
Nas aulas de arte é possível
trabalhar levando o aluno a sentir prazer
no que faz , desenvolvendo atividades que elevam sua auto-estima, bem
como transformá-lo num ser capaz de
efetivar seus trabalhos. É fundamental que se leve atividades que
condizem com sua deficiência e que possam ser adaptadas a sua condição.
Ivania Gonçalves Vilaça
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