Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Discuta o tema bulling e cyberbulling.
Quais os danos causados? Como a escola pode contribuir para combater uma violência que não é física? 

         O bulling ou cyberbuling, tendo este a internet como veiculo de divulgação, é uma prática de ataques psicológicos ou físicos violentos, cometidos por uma ou mais pessoas contra alguém sem capacidade de defesa.
          O problema torna-se cada vez mais comum e sua motivação não passa da intenção de gerar desordem, perturbação e desestabilidade da vítima. As manifestações mais comuns são: apelidos depreciativos, xingamentos, ameaças, roubo e danificação dos pertences, exclusão e agressões físicas, criar situações inverídicas, captar e difundir imagens pela internet.
         A escola é o local de maior incidência do problema, onde durante muito tempo foi tratado sem a devida importância e considerado "brincadeira de crianças". Atualmente, diante da gravidade das conseqüências, torna-se necessário um trabalho de conscientização de que agressão não é diversão.
         As vítimas  do bulling tem comprometida não só sua integridade física, como também a emocional e psicológica, podendo desenvolver mudanças de comportamento do tipo: 
- baixa auto-estima, medo, angústia e pesadelos.
- falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma.
- dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar.
- dores, ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal.
- mudanças de humor súbitas.
- vômitos, urinar na cama, falta de apetite ou apetite voraz.
- choro, insônias, medo do escuro.
- ataques de pânico sem motivo, sensação de aperto no coração.
- auto-mutilação, stress e suicídio
       É preciso mostrar-se aberto à escuta, encorajando a criança a expressar seu sofrimento sem criticá-la por ser fraca e sem se apressar a criar soluções que muitas vezes ela não se sentirá em condições de colocar em prática. A escola deve promover campanhas eficientes, anti-bulling e de valorização do sentimento de amizade, solidariedade e respeito, com o objetivo de estimular a criação de recursos para fortalecer as vítimas.


    Artes Visuais 5º período

    Aparecida da Silva
    Diane Cris Rangel
    Lu-Anne Oliveira  

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