Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quarta-feira, 14 de março de 2012


                           Violência doméstica e educação



 A violência doméstica reflete no cotidiano escolar diversos aspectos comportamentais que podem desencadear baixo desempenho, desobediência, desatenção e dificuldades de relacionamentos com tendências ao isolamento ou a agressividade. Na presença de determinados aspectos torna-se necessária uma observação a respeito da realidade social e familiar em que este aluno está inserido. As práticas educativas convencionais não valorizam a individualidade do aluno, deixando dessa maneira que detalhes que denunciam práticas de violências domésticas passem despercebidos e sejam banalizadas e legitimadas.

 O professor comprometido com um completo desenvolvimento do seu aluno tem o dever de perceber, investigar e tomar determinadas ações que possam reverter à condição na qual o aluno se encontra. A principio o professor deve construir uma relação de respeito, confiança e amizade para que a partir daí possa se estabelecer um diálogo que direcione a tomada de medidas apropriadas. Não cabe a escola a averiguação da veracidade dos fatos ou das informações, mas o encaminhamento e a comunicação aos órgãos competentes. É importante ressaltar que as escolas devem manter seus professores informados a cerca dos procedimentos cabíveis em tais situações, pois em muitos casos ocorre  omissão por parte das instituições de ensino ou interferência equivocada no enfrentamento da violência familiar.



Aparecida

Diane Cris

Lu-Anne  

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