Violência doméstica e educação
A violência doméstica reflete no cotidiano
escolar diversos aspectos comportamentais que podem desencadear baixo desempenho,
desobediência, desatenção e dificuldades de relacionamentos com tendências ao
isolamento ou a agressividade. Na presença de determinados aspectos torna-se
necessária uma observação a respeito da realidade social e familiar em que este
aluno está inserido. As práticas educativas convencionais não valorizam a
individualidade do aluno, deixando dessa maneira que detalhes que denunciam práticas
de violências domésticas passem despercebidos e sejam banalizadas e
legitimadas.
O professor comprometido com um completo
desenvolvimento do seu aluno tem o dever de perceber, investigar e tomar
determinadas ações que possam reverter à condição na qual o aluno se encontra.
A principio o professor deve construir uma relação de respeito, confiança e
amizade para que a partir daí possa se estabelecer um diálogo que direcione a
tomada de medidas apropriadas. Não cabe a escola a averiguação da veracidade
dos fatos ou das informações, mas o encaminhamento e a comunicação aos órgãos competentes.
É importante ressaltar que as escolas devem manter seus professores informados
a cerca dos procedimentos cabíveis em tais situações, pois em muitos casos
ocorre omissão por parte das
instituições de ensino ou interferência equivocada no enfrentamento da
violência familiar.
Aparecida
Diane Cris
Lu-Anne
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