Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

        A ARTE E SUAS DIVERSIDADES:                COMO ENTENDER E COMO ENSINAR?



A compreensão da arte não se dá de forma simples. Para compreendê-la, é preciso primeiramente que você esteja livre de pré-concepções a respeito dela. Deve-se olhar para ela a priori, sem julgamentos. Ao nosso ver, devemos suspender toda ideia que temos sobre arte, fazer uma Suspensão do juízo, também conhecida pelo termo grego epoché ou epokhé , que significa 'colocar entre parênteses', é a atitude de não aceitar nem negar uma determinada proposição ou juízo.

Essa diversidade na arte aumenta consideravelmente quando se está falando sobre Arte Contemporânea. O que é Arte Contemporânea? Quais seus Suportes? Como ela se comunica conosco? Como ensiná-la?

Precisa-se que eduquemos o olhar dos nossos alunos. Educar o olhar é fundamental para a caminha inicial e diríamos talvez infinita a percorrer no Universo da Arte.

Assim diz o crítico de arte Agnaldo Farias, “a boa Arte é aquela que incomoda, que funciona como uma pedra no meio do caminho, o trabalho que, como diria o João Cabral, obstrui a leitura fluviante e flutual, esse é o trabalho de arte”. 

E é isso que o professor deve fazer. Provocar seus alunos a pensarem. E a arte tem todo potencial para  isso. Porém, é preciso cautela para não utilizar de seu discurso para doutrinar mas sim, para fazer mover o pensamento de cada um de seus alunos.

Vale a Pena Conferir

Ação e Diversidade - Arte que vem de lixo



 Carlim Paravidino
           Beatriz Coutinho

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