Alunos do 5º Período de Artes Visuais do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU / Campus II • Campos dos Goytacazes/RJ • Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Arte • Prof.: Rogério Chagas

quarta-feira, 7 de março de 2012

A ARTE UMA EXPRESSÃO HUMANA


                                                                            


 A arte é a criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. A arte é inerente ao ser humano, que se educa no contexto das manifestações culturais e se humaniza e se emociona a cada experiência ou vivência estética.

É certo que a arte transcende o homem. Todos os povos, em qualquer tempo, manifestaram-se artisticamente. As inscrições rupestres, as danças rituais, as músicas milenares tornaram-se prova e espelho do tempo. Inegavelmente, é por meio da arte que apreciamos e descobrimos o que existe de mais significativo na história do passado. O registro artístico tornou a distância dos milênios uma barreira de fácil transposição.

O trabalho artístico significa mais do que um processo criativo. Capta o indizível e o invisível num momento único. O que importa é a liberdade de pensamento. Constituí-se como expressão cultural e como uma linguagem própria.

Sendo a  linguagem não apenas meio de expressão, mas condição indispensável à organização da vida mental do ser humano. Portanto, aprender a lidar com o material artístico e transformá-lo em instrumento de linguagem é sem dúvida dar acesso à capacidade de expressão que todos nós possuímos.



                                                                             Ana Cristina S. F. Benevides

                                                                             Astride Ires Schulze


Nenhum comentário:

Postar um comentário